30 de junho de 2014

Roubo de carros e Carjaking - Dicas de segurança

Roubo de carro - Carjacking - A sua segurança
© sua-segurança.com
O roubo de carros com recurso a violência contra o condutor, com o objetivo de sequestrar somente o carro, é um tipo de crime que até há poucos anos atrás não era comum na Europa. Foi por esse motivo que em Portugal e noutros países europeus o termo inglês carjacking, foi rapidamente integrado na linguagem corrente para designar esse tipo de crime. No Brasil (e peço aos leitores brasileiros o favor de me corrigirem se eu estiver enganado), o termo carjacking não é utilizado, sendo a expressão 'roubo de carro(s)' mais frequente para designar não só o típico carjacking, mas também outro tipo de crimes envolvendo violência contra o condutor de um veículo, como por exemplo o assalto de um condutor enquanto o mesmo está parado num semáforo.

Quer o assaltante pretenda sequestrar o veículo apenas, roubar o condutor ou, mais grave ainda, sequestrar o mesmo, convém saber quais as regras que o poderão ajudar a evitar essas situações, para que a sua segurança nunca fique comprometida.

A melhor arma contra qualquer crime, é a prevenção. E esta regra universal, aplica-se a todos os temas de segurança que serão abordados no meu blog.

Antes de iniciar a sua viagem de carro

  • Saiba sempre de antemão, qual o seu destino. Se tiver de conduzir até um local que não conhece, informe-se previamente do trajeto mais seguro. Mesmo que tenha de escolher um percurso mais longo, tente evitar zonas da cidade que sejam perigosas. Evite igualmente locais onde seja provável ficar parado em semáforos com grande intensidade de trânsito, onde o número de assaltos é maior.
  • Use o Google Maps ou mesmo os velhinhos mapas em papel para estudar bem o trajeto, e tente decorar os pontos mais importantes antes de iniciar a sua viagem. Isso irá permitir que conduza com mais confiança e sem necessidade de paragens.
  • Procure descansar bem antes de viagens longas. Isso poderá evitar que tenha de parar para descansar/dormir em locais que possam não ser totalmente seguros.
  • Mantenha o seu carro em boas condições de funcionamento. Faça as revisões periódicas e verifique se está tudo em ordem antes de iniciar a viagem. Quanto menos hipóteses existirem de o seu carro ter uma avaria/pane, menor será igualmente a possibilidade de se encontrar numa situação que comprometa a sua segurança.
  • Utilize o meio-tanque no seu carro, como se fosse o tanque vazio. Quando chegar ao meio tanque, encha de novo. Dessa forma, será pouco provável que algum dia fique parado por falta de combustível. Esta é uma medida de segurança que também pode vir a ser útil noutras situações, como por exemplo no caso de um apagão prolongado.
  • Verifique sempre se o seu celular/telemóvel tem a bateria completamente carregada antes de iniciar a sua viagem. Certifique-se igualmente que tem saldo suficiente. 
  • Ande sempre com um carregador de celular/telemóvel no seu carro, daqueles que podem ser ligados à tomada de isqueiro/acendedor de cigarros.
  • Anote os números mais importantes na sua lista de contatos, como por exemplo o da assistência em viagem. Em situações graves, ligue de imediato o número de emergência nacional (112 em Portugal e 190 no Brasil).

Durante a sua viagem de carro

  • Evite conduzir sozinho/a e à noite, principalmente se for mulher. As mulheres são os alvos mais comuns deste tipo de crime.
  • Conduza com ar confiante, de quem sabe onde está. Ter um ar inseguro ou desorientado pode torná-lo/a um alvo.
  • Esteja constantemente em modo de alerta, atento a tudo quanto o rodeia. Um exemplo do que não deve fazer é, utilizar o celular/telemóvel enquanto conduz, ou quando está parado no trânsito. Basta um momento de distração, para você comprometer a sua segurança e tornar-se um alvo fácil para os ladrões.
  • Mantenha sempre todas as portas do seu veículo trancadas e as janelas subidas. Use o ventilador ou o ar-condicionado para fazer a circulação de ar.
  • Quando tiver de parar o veículo, em semáforos ou devido a congestionamentos de trânsito, use os espelhos e fique atento à aproximação de pessoas suspeitas. Mantenha sempre uma boa distância entre o seu carro e o da frente e tenha o seu carro engatado na primeira mudança. Perante a aproximação de assaltantes, ter algum espaço entre o seu veículo e o veículo da frente pode permitir que você manobre com rapidez e fuja do local. Visualize constantemente possíveis vias de fuga em caso de ataque.
  • Se o cruzamento for particularmente perigoso, de noite, procure moderar a velocidade enquanto se aproxima para depois avançar, mesmo com o sinal vermelho, tomando as mesmas precauções que teria num cruzamento sem semáforos.
  • Não ostente objetos de valor, como por exemplo relógios, jóias ou celulares/telemóveis caros. Evite ter objetos nos assentos do veículo, que possam chamar a atenção dos assaltantes.

Truques mais utilizados pelos assaltantes nas estradas

  • Pequena batida na traseira do seu veículo - Não saia do seu carro para confrontar o outro condutor. Faça sinal para que o sigam, e pare o seu veículo somente quando chegar a um local seguro, por exemplo, num local da cidade movimentado e que tenha policiamento.
  • Acidente simulado - Como você é boa pessoa, ao passar por um local de acidente, a tendência será parar o seu carro e prestar assistência. Depois descobre que o acidente é simulado e que a verdadeira vítima afinal é você. Para não comprometer a sua segurança, o melhor é não parar e ligar de imediato para a polícia utilizando o seu celular/telemóvel.
  • Sinais de luzes - Perante a insistência dos sinais de luzes de outro veículo que segue atrás de si, não pare para tentar perceber se existe algum problema com o seu carro. Proceda da mesma forma indicada no truque da batida na traseira.
  • Arremesso de pedras ou outros objetos - Se algum objeto atingir o seu veículo, ou se rebentar algum pneu, não pare e continue com velocidade reduzida até ao próximo posto de abastecimento ou outro local seguro. Os ladrões muitas vezes utilizam este tipo de armadilhas para obrigar os condutores a parar.

Cuidados a ter no estacionamento/paragem

  • Estacione sempre em zonas seguras, bem iluminadas e, se possível, vigiadas.
  • Não utilize o carro para namorar ou conversar, principalmente de noite ou em locais pouco frequentados.
  • Ao chegar a casa, tenha atenção a pessoas suspeitas nas proximidades. Se sentir que alguma coisa não está bem, não pare, e procure ajuda da polícia.
  • Na entrada de garagens ou junto a portões, enquanto esperamos com o nosso veículo parado, devemos manter o mesmo numa posição que não permita o seu bloqueio com outro veículo. Sempre que possível, devemos pedir a assistência de outras pessoas nessas situações.

Para além de todas as dicas de segurança referidas neste artigo, procure também informar-se de quais os tipos de veículos mais procurados pelos assaltantes. Você irá descobrir que são normalmente carros muito específicos, muito caros ou então muito velozes. Valerá mesmo a pena você ter um desses carros, somente por vaidade, mesmo sabendo que esse carro pode transformar a si e à sua família num alvo para os ladrões? Não será melhor ter um carro mais discreto, igualmente seguro, mas que não chame tanto a atenção? No tema do carjacking/roubo de carros, a melhor medida de segurança pode começar por, simplesmente, colocar o nosso ego de lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário